Home / * PORTAL / #ACONTECE / EM BELO HORIZONTE: Oficina de narrativa audiovisual para mulheres (29/01 à 03/02)

EM BELO HORIZONTE: Oficina de narrativa audiovisual para mulheres (29/01 à 03/02)

Cinema feito por mulheres – técnicas e formatos narrativos, prática e reflexão com a roteirista Marília Nogueira, criadora do Prêmio de Roteiro Cabíria.

Marília Nogueira

Entre os dias 29 de janeiro a 3 de fevereiro, a Clementtina, plataforma de criação e cursos coordenada pela artista Rita Clemente, recebe a “Oficina de narrativa audiovisual para mulheres”, com Marília Nogueira.
A iniciativa é uma parceria do espaço Clementtina com o Cabíria – Prêmio de Roteiro, e pretende arrecadar fundos para a premiação. 60% da renda obtida será voltada para o projeto que premia roteiros originais de longa-metragem, protagonizados por mulheres, não apenas personagens femininas, mas protagonistas representativas da
diversidade e complexidade das mulheres que encontramos no mundo. Uma ação de capacitação que fomenta uma maior e mais diversa representação das mulheres nas telas e atrás das câmeras.  Entusiastas da causa podem ainda contribuir patrocinando a inscrição de jovens periféricas no curso.
O objetivo da oficina é incentivar a participação das mulheres no meio audiovisual através do desenvolvimento de técnicas e atividades práticas e reflexivas sobre os projetos em desenvolvimento. Mulheres estão sub representadas não apenas à frente das câmeras, mas também atrás delas. Projetos com mulheres no roteiro e direção têm mais chances de ter protagonistas e personagens femininos relevantes em suas histórias. Pesquisa feita pela Ancine 2016, menos de 30% dos roteiros de todas as obras audiovisuais realizadas no país foram de autoria de roteiristas mulheres. Apenas 30 por cento de filmes lançados no Brasil são de mulheres. Consequentemente, isso resulta em menos personagens mulheres ocupando espaços maiores dos filmes. Este dado assustador foi um dos motivadores dessa oficina.
“No curso vamos falar sobre o cinema feito por mulheres, discutir formatos e colocar a mão na massa com exercícios práticos de construção narrativa e análise de roteiro. A ideia é criar um ambiente de acolhida, onde as participantes sintam-se seguras para expor seus escritos e reflexões. Não é um curso introdutório, mas também não é
necessário ter experiência com audiovisual, qualquer vivência com a escrita é válida”, conta Marília Nogueira sobre a proposta da oficina.
Durante quatro dias, além de teoria sobre escrita de roteiro, o curso abre uma reflexão sobre o papel da mulher no audiovisual e oferece um espaço para a prática e análise de textos produzidos pelas alunas, que deverão trazer um argumento de longa-metragem, ou piloto de série (com até 24′) ou roteiro de um curta-metragem (com até
15″) para ser trabalhado durante o curso. Cada dia se inicia com uma parte expositiva, seguida por uma seção prática com exercícios e um momento de análise e discussão dos trabalhos das alunas.

Marília Nogueira é roteirista e diretora, foi criada no interior de Minas, estudou e trabalhou no Rio, SP e Belo Horizonte. Criadora do Cabíria Prêmio de Roteiro, uma premiação inédita voltada a histórias de longa-metragem com protagonistas mulheres. Já participou da curadoria do FRAPA – Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre e do ROTA – Festival de Roteiro Audiovisual. Como roteirista teve dois projetos de curta contemplados em edições diferentes do edital Filme em Minas, colaborou com o roteiro do longa-metragem “A memória que me contam”, de Lúcia Murat, tendo trabalhado ainda em projetos de branded content para clientes como Google e
Discovery Channel.

OFICINA DE NARRATIVA AUDIOVISUAL PARA MULHERES 
de 29 de janeiro a 03 de fevereiro de 2019

(o trabalho acontece em quatro dias,
com carga horária de 12 horas.)

Dias e horários:
TERÇA (29/01) 18h – 21h
QUINTA (31/01) 18h – 21h
SÁBADO (02/02) 15h – 18h
DOMINGO (03/02) 15h – 18h

Local: Clementtina – Plataforma de criação e cursos
Rua Timbiras, 2250, Centro, Belo Horizonte/MG

Valor: de R$ 330,00 a R$ 390,00 00 (à vista ou divididos em duas parcelas / 50% no ato
da inscrição e o restante até o dia 05/02/2019 – por meio de depósito em conta
corrente a ser informada)

Público-alvo: adolescentes, adultas e sêniores com experiência na escrita.
Vagas: 15
Para mais informações e inscrições:
E mail: contato@clementtina.com.br
Whastapp: (31) 97136 – 9222 (Luciana Veloso/produção)
Assessoria de imprensa: Filó Marçal/(31) 992041922

 

User Rating: Be the first one !

Comenta aí... :)

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *