Home / #ACONTECE / De 25/07 a 08/08: Exposição de arte MATÉRIA-PRIMA de Susane Kochhann

De 25/07 a 08/08: Exposição de arte MATÉRIA-PRIMA de Susane Kochhann

De 25/07 a 08/08:

Exposição de arte MATÉRIA-PRIMA de Susane Kochhann na Sala Eduardo Trevisan da Câmara de Vereadores de Santa Maria

Sobre a exposição “Matéria-Prima”, por Susane Kochhann

“Desenvolvi uma pesquisa nas artes visuais com a temática da minha dissertação do mestrado na Engenharia de Produção, sobre produção de etanol a partir do sorgo e outras culturas. Logo no início da faculdade de artes no ateliê de cerâmica fiz minhas primeiras experimentações com argila e em seguida no desenho, pintura, gravura e instalações. Questões relacionadas a plantas e a terra sempre estiveram muito presentes em meus trabalhos, seja como temática principal ou pigmentos de cores que retirei delas para a construção do meu processo criativo.
O conjunto de obras forma uma série de pinturas em tela com as características pictóricas próprias que também podem ser vistas na minha pesquisa poética na cerâmica. Os tons ocres, marrons e cinzas desenham, desconstroem e abstraem a figura orgânica das plantas supracitadas, e no traço do pincel visualizamos infinitas possibilidades de criações. A técnica da monotipia é empregada na proposta do trabalho inédito, acentuando e marcando os traços com pigmentos orgânicos extraídos do ambiente natural, num processo ritualístico, autêntico e espontâneo.”

 

Crédito das imagens: Susane Kochhann

Por Jânio Davila:
Matéria-prima. Substância de origem animal, vegetal ou mineral, que transformada, através da técnica, se torna alimento, utensilio, artificio, arte… Susane Kochhann, na exposição intitulada Matéria-Prima, subverte à lógica destas classificações e cria uma obra de mão dupla, onde a representação é ao mesmo temo artificio e matéria-prima. O sorgo e o milho, culturas de grande importância na economia brasileira, através dos processos de desconstrução de Susane, deixam o lugar comum de simples matéria-prima e são elevadas, também, à categoria de arte. O trabalho da artista não busca soluções para as classificações comuns do cotidiano. Afinal, qual é a matéria- prima de Susane? As tintas? A inspiração? As próprias culturas representadas? Menos que responder à estas questões, o conjunto de 18 obras busca embaralhar os limites entre matéria-prima e artificio.
A partir de tais ideias, Susane Kochhann convida para a exposição de artes na Sala Eduardo Trevisan, na Câmara de Vereadores de Santa Maria, de 25/07 a 08/08.

De 25/07 a 08/08: Exposição de arte MATÉRIA-PRIMA de Susane Kochhann na Sala Eduardo Trevisan da Câmara de Vereadores de Santa Maria Sobre a exposição “Matéria-Prima”, por Susane Kochhann “Desenvolvi uma pesquisa nas artes visuais com a temática da minha dissertação do mestrado na Engenharia de Produção, sobre produção de…

User Rating: Be the first one !

Comenta aí... :)

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *