Home / #FILMEDASEMANA / Case, uma reabilitação é possível?

Case, uma reabilitação é possível?

O filme dessa semana, é um curta documentário que já tem mais de 10 anos e tem como tema a reabilitação de jovens infratores enquanto cumprem suas penas.  Foi realizado em 2007, em Santa Maria-RS, por estudantes de jornalismo. Confira:

Sinopse: O DOCUMENTÁRIO TRAZ A REALIDADE DE JOVENS INFRATORES QUE SE ENCONTRAM DENTRO DO CASE EM SANTA MARIA-RS, MAIS CONHECIDO COMO A ANTIGA FEBEM. FALA SOBRE O SISTEMA SÓCIO-EDUCATIVO DE REABILITAÇÃO, FRUSTRAÇÕES E ESPERANÇAS.

“Este trabalho busca como principal objetivo conhecer e divulgar os trabalhos desenvolvidos para a reabilitação dos menores do Centro de Atendimento Sócio-Educativo Regional de Santa Maria (CASE). Para tanto, tornou-se necessário um embasamento teórico a partir de conceitos da legislação penal, bem como determinadas leis regidas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), entrevistas com o juiz da Vara da Infância e Juventude e com pesquisadores da área.

(…) O documentário trouxe uma aproximação dos acontecimentos, propôs um envolvimento a partir das expressões e das opiniões das autoridades, dos monitores e dos menores. Foi uma reprodução que proporcionou prazer porque utilizamos uma perspectiva própria do mundo, abordando questões históricas, aspectos característicos e problemas sociais e culturais.

(…) Porém, a realidade desses jovens ao saírem do centro é contrastante. As regras não são mais as mesmas, e o relacionamento direto passa a ser, na maioria das vezes, com as suas famílias desestruturadas e com um círculo de amizades inserido no mundo da marginalidade e das drogas. Portanto, ao ocorrer a reintegração do jovem às suas origens, fator que não se pode negar, evidencia-se os motivos das várias reincidências em delitos que somos acostumados a ver.
“Aqui dentro é diferente” como dizia a maioria, lembrando que aprendem a ter disciplina, o que na “rua” não tinham. “É a droga, to aqui por isso”, outra fala muito comum. “Me envolvi com as pessoas erradas” também se escutava. Ouvindo assim são como tantos adolescentes confusos, a diferença é que, de alguma forma, estes interferiram na liberdade de outros e hoje estão presos por isto.
Apesar das dificuldades encontramos lá dentro esperança, gente com garra lutando para que os menores que lá se encontram, voltem melhores para casa. Vimos sonhos e esperança de um futuro melhor. Contudo, alguns não parecem se importar com nada, muito menos com eles mesmos. Escutamos histórias de quem entrou de um jeito e sairá de outro. Ouvimos um menino dizer que um dia pretende ser um instrutor do local, “ajudar a outros como fui ajudado”. (,,,)”

Leia mais em: http://documentariocase.blogspot.com.br/

Créditos: ANO: 2007 Duração: 14 min e 35 segundos

FICHA TÉCNICA: ROTEIRO E DIREÇÃO: Melina Guterres, Kerlin Zimmer PRODUÇÃO: Ane Paulon Fernanda Machado Larissa Paz Kerlin Zimmer Melina Guterres CINEGRAFISTA: Paulo Sangoi EDIÇÃO: Robson Brilhante PROJETO EXPERIMENTAL EM TELEJORNALISMO Orientadora: Daniela Hinerasky Acadêmicas: Ane Daniele Paulon, Fernanda Machado, Larissa Paz, Melina Guterres, Kerlin Zimmer Ano: Dezembro/2007

***

Você conhece histórias de vida de pessoas que se reabilitaram e hoje ajudam outras pessoas? Conte pra gente! sinarede@gmail.com

Comenta aí... :)

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *