Home / SINA POR CARROS E MOTOS / MATHEUS AVELLO / Avaliação Volkswagen Virtus

Avaliação Volkswagen Virtus

por Matheus Avello

O mercado de sedans médios está cada vez mais disputado, e para entrar nessa briga oferecendo um modelo inédito, com recursos tecnológicos, segurança dentre outros “mimos” a Volkswagen aposta no Virtus, modelo que é o sedam do novo polo.

Em janeiro deste ano, após o lançamento do Polo, a VW apresentou o Virtus, coirmão que utiliza a mesma e moderna plataforma modular MQB A0 e praticamente tem o mesmo pacote que acompanha o POLO. Virtus tem um desenho totalmente novo e dispõe de uma proposta diferente dos outros concorrentes, fornecendo muito (muito mesmo) espaço interno. O Virtus tem dado bons resultados para a VW, já é o terceiro sedã mais vendido em março com 3.059 unidades (divulgação Volkswagen). Repetindo o desempenho do Polo, o Virtus também recebeu nota máxima na proteção de adultos e crianças no Latin NCAP.

O sedan é equipado com o motor 1.0 TSI de apenas três cilindros, acompanhado de um turbocompressor, sendo o mesmo motor que nasceu no UP TSI, mas agora com uma reprogramação diferente para render 128 CV etanol/116 CV gasolina a 5.500 rpm, com 20,4 mkgf a 2.000/3.500 rpm. Esse motor dispõe de uma tecnologia incrível conhecida por “Downsizing”aonde motores pequenos garantem potência e efetividade com economia de combustível. Os motores tricilíndrico 1.0 turbo, hoje em dia estão comuns em boa parte da linha Volkswagen, e aos poucos se tornando uma referência da marca que já acompanham Up, Golf e agora Polo e Virtus.

Em seu cockpit o motorista tem ao seu dispor uma ótima acomodação com regulagens de altura e distância do banco. O volante em três raios, no padrão da linha VW com comandos no volante, também dispõe de regulagem de altura e profundidade o que possibilita deixar o motorista bem acomodado. A direção Elétrica possui grande diâmetro de giro, o que facilita na hora de manobrar o carro em vagas menores e apertadas. Virtus também possui ESP (controle de estabilidade) e airbags frontais e laterais.

Modo ECO na multimídia auxilia o motorista a dirigir com economia de combustível e com o sensores dianteiros e traseiros, câmera de ré e o sistema ParkPilot o qual serve para auxiliar em manobras de estacionamento, fica fácil e rápido estacionar o sedam em qualquer vaga.

O porta-malas, com 521 litros, está entre os maiores do segmento. Bastante amplo facilita a acomodação de objetos volumosos. Se estiver equipado com a prancha (opcional), permite a elevação do fundo, assim dispondo de mais espaço.

TEST DRIVE CARROS COM MATHEUS

Realizamos nosso teste no Virtus Highline a versão que é top de linha.

Durante nossa avaliação, o Virtus se demonstrou um carro excelente para o dia-a-dia e ótimo para viagens. Utilizando o carro na cidade, notamos que seu comportamento foi excelente, o câmbio de seis marchas demonstrou ser muito ágil e com trocas de suaves e sem trancos. Possuiu uma ótima calibragem em sua suspensão, o que corrigiu bem as imperfeições do asfalto e de ruas com calçamento. O carro dispõe da “chave presencial e  notamos que o sistema ajuda muito fornecendo mais agilidade para a abertura e fechamento do carro, principalmente em momentos de “entra e sai”.

Em nosso teste de consumo, obtivemos uma surpreendente média para um sedan. Andando na cidade com o ar condicionado ligado e na Velocidade da via, foi possível fazer 11,9km/litros. Testando o exemplar na rodovia, mais surpresas, foi impressione o conforto e a ótima segurança notados pela boa estabilidade tanto nas retas como nas curvas. Seu motor desenvolve muito bem na faixa, e rendeu um consumo beirando 16,1Km/litros, com sua potência proporciona  fáceis ultrapassagens.

Falando em espaço interno, o Virtus também mostra o seu diferencial. O ocupante tanto do banco traseiro como do banco dianteiro consegue ficar muito bem acomodado, podendo deixar as pernas bem soltas e sem sensação de claustrofobia.

Se você procura um carro com amplo espaço interno, potência, presença e um grande porta malas, o Volkswagen Virtus é uma das melhores opções disponíveis para a sua escolha. Além disso é um carro com design inédito, muita tecnologia e conforto.

Versão Preço
Virtus 1.6 manual R$ 59.990
Virtus Comfortline 1.0 automático R$ 73.490
Virtus Highline 1.0 automático R$ 79.990

Ficha Técnica – VIRTUS HIGHLINE 200 TSI (Versão testada)

  • Preço:R$ 79.900 (sem opcionais)
  • Motor:, diant., transv., três cilindros, 999 cm3, 12V, turbo, 128/116 cv a 5.500 rpm, 20,4 mkgf a 2.000/3.500 rpm
  • Câmbio:automático, 6 marchas, tração dianteira
  • Suspensão:McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
  • Freios:discos ventilados (diant.) e sólidos (tras.)
  • Direção:elétrica
  • Pneus:205/50 R17
  • Dimensões:, 448,2 cm; largura, 175,1 cm; alt., 147,2 cm; entre-eixos, 265,1 cm; peso, 1.192; tanque, 52 l; porta-malas, 521 l

Freios ABS com EBD, palhetas do limpador Aerowisher, direção elétrica, alerta de frenagem de emergência, assistente para partida em aclive/subida, acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partida do motor , sensores de estacionamento traseiros, I‐System com Eco‐Comfort, piloto automático, banco do motorista ajustável em altura, sistema de alarme com comando remoto Cinza, airbags frontais e laterais,  quatro alto-falantes e dois tweeters, alerta de faróis acesos e de não utilização dos cintos de segurança dianteiros, ar-condicionado digital “Climatronic”, bancos revestidos de tecido, chave “canivete” com alarme, cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, controle eletrônico de estabilidade (ESC), Controle de tração (ASR), Bloqueio eletrônico do diferencial (EDS), descanso de braço dianteiro com porta-objetos, saídas de ar traseiras e porta USB para carga, espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis com luzes indicadoras de direção integradas e função tilt down no lado direito, faróis de neblina com luz de conversão estática, sistema infotainment “Media Plus” com rádio AM/FM, bluetooth, MP3 player e entradas USB, SD-card e AUX-IN, grade do radiador em preto brilhante com inserto cromado, iluminação no porta-luvas e porta-malas, indicador de troca de marcha, lanternas traseiras escurecidas, luz de condução diurna em LED ao lado dos faróis de neblina, porta-luvas refrigerado, porta-óculos no console central de teto, sistema de som “Composition Touch” com App-Connect, rodas de liga leve aro 16” Design Nick com pneus 205/55 R16, sobretapetes, suporte para celular com entrada USB para carga, tomada 12V no console central, transmissão automática de 6 velocidades, travamento elétrico e remoto das portas, porta-malas e tampa de combustível, vidros elétricos dianteiros e traseiros com função “one touch” no dianteiros e volante multifuncional em couro com “shift-paddles”.

 Opcionais:

Rodas de liga leve aro 17″ (R$ 1.200)

Revestimento dos bancos e parcial das portas e das laterais em couro sintético (R$ 800)

Space Pack (R$ 300): banco do passageiro dianteiro rebatível

Tech High (R$ 3.300): sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, indicador de controle da pressão dos pneus, porta‐malas com sistema de ajuste variável de espaço, antena Diversity Tubarão, câmera traseira, detector de fadiga, espelho retrovisor interno eletrocrômico, farol com ajuste automático de intensidade e função coming/leaving home, quadro de instrumentos digital Active Info Display, Post Collision Brake, rede no porta-malas, sensores de chuva e crepuscular, sistema infotainment “Discover Media” com navegação, App-Connect e comando de voz, rodas de Liga leve aro 17″, banco do passageiro dianteiro rebatível.

CARROS COM MATHEUS:

Matheus Ariel Costa Avello é natural de Santa Maria – RS, estudante de Jornalismo na Universidade Franciscana – UFN, apaixonado por carros e praticante de MTB downhill nas horas vagas. Juntou o gosto por carros e velocidade para produzir matérias sobre o mundo
automotivo. Já realizou a cobertura jornalística de eventos como Stock Car e SprintRace e está sempre atrás de novas aventuras.

Se você quer acompanhar tudo sobre o mundo automotivo, fique ligado: Page: facebook.com/matheusavelloo/
Instagram: matheus.avello

Agradeço a concessionária Volkswagen PAMPEIRO de Santa Maria que cedeu o carro para ser realizado a produção da matéria.

 

por Matheus Avello O mercado de sedans médios está cada vez mais disputado, e para entrar nessa briga oferecendo um modelo inédito, com recursos tecnológicos, segurança dentre outros “mimos” a Volkswagen aposta no Virtus, modelo que é o sedam do novo polo. Em janeiro deste ano, após o lançamento do Polo, a…

User Rating: Be the first one !

Comenta aí... :)

comentários

Entre em contato (21) 99703-0077

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *